A extensão da Via Expressa, projeto ambicioso da prefeitura local, recebeu um impulso significativo com a adesão do Governo de Minas Gerais. A nova proposta prevê que o estado assuma a construção de um trecho crucial entre o Aeroporto de Betim e a rodovia MG-155, com a duplicação desta última, além da MG-040, que liga Mário Campos a Brumadinho. A expectativa é que a licitação para essas obras, orçadas em R$ 24 milhões, ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. A conclusão do projeto conectará a Via Expressa de Belo Horizonte ao renomado Instituto Inhotim.
O trecho expandido da Via Expressa em Betim abrangerá 14 km, com uma largura total de 23,2 metros, distribuídos em duas pistas de 10,3 metros em cada sentido. Cada pista contará com duas faixas de 3,6 metros e acostamento de 2,5 metros de largura. O objetivo do complexo viário é otimizar o trânsito, aliviando o fluxo nas rodovias BR-381 e Anel Rodoviário, além de impulsionar a economia local e beneficiar os municípios ao longo do percurso.
A Via Expressa em Betim atualmente se estende do viaduto do bairro São Luís até o entroncamento com a BR-381, próximo ao bairro Dom Bosco. A extensão, a partir desse ponto, foi possibilitada por dois parcelamentos de solo aprovados pelo município. O primeiro trecho da extensão, com 3,1 km, compreende a via principal e o túnel de acesso do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, pela BR-381, cujas obras foram finalizadas em setembro de 2023.
A partir do parque, serão construídos mais cinco trechos, totalizando aproximadamente 6 km, até as imediações do Aeroporto de Betim, após o cruzamento com a avenida Fausto Ribeiro, no bairro Bandeirinhas, que está em processo de duplicação pela prefeitura. O projeto também prevê a construção de uma trincheira para a travessia da avenida. Desse total, 800 metros já contam com um empreendedor responsável e obras de terraplanagem em andamento, enquanto os 3,62 km restantes aguardam financiamento.
O projeto estadual visa complementar a extensão da Via Expressa até o Instituto Inhotim, em Brumadinho, com a duplicação das rodovias MG-155 (entre a BR-381 e Mário Campos) e MG-040 (até Brumadinho). Adicionalmente, está prevista a construção de um contorno em Mário Campos para desviar o tráfego do centro da cidade.
Fonte: www.betim.mg.gov.br