PUBLICIDADE

Vacinação em Betim Reforçada Contra Sarampo e Febre Amarela

Crédito: www.betim.mg.gov.br

Betim intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela, em resposta às recomendações do Ministério da Saúde. A ação preventiva visa proteger a população do risco de reintrodução do sarampo no país e aumentar a imunização contra a febre amarela.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a vacina contra a febre amarela estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, a vacinação também ocorre no Vacimóvel, um veículo itinerante, e no Centro de Referência em Especialidades Divino Braga, ambos funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) preconiza que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos devem verificar seu histórico vacinal. Caso alguma dose esteja pendente, a administração deve seguir o seguinte esquema: para pessoas de 12 meses a 29 anos, são recomendadas duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas; para a faixa etária de 30 a 59 anos, é necessária apenas uma dose. Profissionais de saúde, independentemente da idade, também devem receber duas doses, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.

Em relação à febre amarela, o Ministério da Saúde direciona a intensificação da vacinação em estados com maior probabilidade de circulação viral, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A vacina está disponível para pessoas de 9 meses a 59 anos, seguindo as seguintes orientações do PNI: crianças devem receber uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos; pessoas de 5 a 59 anos que receberam uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose de reforço; pessoas de 5 a 59 anos sem histórico vacinal devem receber uma dose; e pessoas a partir de 60 anos sem histórico de vacinação que residam ou viajem para áreas de risco devem receber uma dose.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir essas doenças. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinas. A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em qualquer época do ano.

Fonte: www.betim.mg.gov.br

Leia mais

PUBLICIDADE