Uma pesquisa inédita revelou que a relação entre professores e alunos tem um impacto significativo no desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes. O estudo, conduzido pelo Instituto Ânima em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), analisou 500 mil respostas de educadores e alunos de escolas públicas em cinco estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo. Os dados foram coletados em três etapas, duas em 2023 e a última no ano seguinte.
O estudo intitulado Avaliação Diagnóstica: Pesquisa com Professores e Estudantes sobre Projeto de Vida, Saúde Mental, Clima Escolar e Competências Socioemocionais, mostra que jovens que se sentem à vontade para conversar com seus professores sobre seus sentimentos apresentam um índice de propósito de vida 16% maior em comparação com aqueles que não possuem essa abertura. Da mesma forma, o apoio familiar demonstra um impacto ainda maior, com um aumento de 20% no propósito de vida entre estudantes que se sentem amparados por seus familiares.
Além disso, a pesquisa correlacionou a saúde mental com o propósito de vida, revelando que, mesmo com indicadores de saúde mental similares, estudantes que contam com o apoio dos professores apresentam um propósito de vida 30% maior.
A pesquisa também identificou fatores de risco à saúde mental dos estudantes, incluindo preocupações com os estudos (29%), bullying (26%), pressão por padrões de beleza (24%), dificuldades financeiras (21%), solidão (16%) e influência das redes sociais (13%).
Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida, as competências socioemocionais lideram com 54,9%, seguidas pela qualidade da relação com o professor (14,7%), saúde mental (14,5%), apoio familiar (11%) e características individuais (4,7%).
A pesquisa também avaliou os professores, focando em sua atuação e propósito no trabalho, abrangendo conceitos como rede de apoio, propósito no trabalho, autoeficácia, saúde mental e capacidade para práticas pedagógicas. Os resultados apontam que a saúde mental e a autoeficácia são os elementos que mais influenciam o propósito do professor no trabalho e seu engajamento.
Como parte das iniciativas do Instituto Ânima, o projeto Papo de Cabeça, em parceria com a Fundação Z Zurich, promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e apoia o projeto de vida dos estudantes. O Instituto oferece cursos de pós-graduação e extensão sobre educação socioemocional para profissionais da educação, visando melhorar a qualidade das relações nas escolas e fortalecer a comunidade escolar. O jogo Conexões que Cuidam também está sendo distribuído gratuitamente para secretarias parceiras e famílias, buscando estimular o autoconhecimento e a autorregulação dos alunos.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br