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Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Iniciativa do governo do Piauí, o projeto Piauí Inteligência Artificial, que visa implementar o ensino de Inteligência Artificial (IA) nas escolas estaduais, foi selecionado para a edição de 2025 do Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é responsável pela premiação.

Resultado de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí, o programa, indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, oferece uma análise sobre a aplicação da IA, com foco no apoio à equidade e inclusão. A iniciativa concorreu com outras 86 propostas de diversos países e organizações não governamentais.

Segundo a Unesco, o Piauí Inteligência Artificial busca incentivar líderes locais a integrarem a IA de maneira responsável. O projeto tem como objetivo tornar a IA uma disciplina obrigatória do 9º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio nas escolas públicas do estado. O programa oferece um currículo de três anos, que integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades presenciais e digitais, tornando-o acessível em ambientes com recursos limitados.

Anualmente, o projeto beneficia mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas. Além disso, já capacitou mais de 680 professores.

A seleção do projeto como um dos quatro laureados foi recebida com satisfação pelas autoridades brasileiras. O Itamaraty, por meio de nota, destacou o contentamento do governo com a escolha do Piauí Inteligência Artificial para a edição de 2025 do prêmio.

De acordo com o júri internacional, o projeto representa um modelo abrangente e inclusivo, capaz de capacitar educadores e agentes sociais para promover o uso ético e responsável da inteligência artificial na educação. O Ministério das Relações Exteriores ressaltou a importância que o Brasil atribui às tecnologias digitais como ferramentas para o desenvolvimento social e educacional.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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