O Procon Betim anunciou um aumento de mais de 20% no número de vagas diárias para agendamentos de atendimento presencial, visando oferecer maior agilidade e acesso aos serviços de defesa do consumidor. A medida busca atender à crescente demanda, que em julho ultrapassou 550 consultas.
A alta procura por atendimento está relacionada, principalmente, a reclamações envolvendo empréstimos pessoais, consignados e financiamentos, além de cobranças consideradas indevidas por parte da Copasa e Cemig.
De acordo com a Superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, Marilene Torres, o objetivo é atender um número maior de consumidores, com a disponibilização de 50 vagas diárias. Torres não descartou a possibilidade de novas ampliações no atendimento, caso a demanda continue a crescer.
Para ter acesso ao atendimento presencial, é necessário agendar previamente através do do governo de Minas Gerais (https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/procon-atendimento-preliminar).
No momento do atendimento, o consumidor deve apresentar o CNPJ da empresa reclamada e documentos que comprovem a relação de consumo. São exemplos: nota fiscal, comprovante de pagamento, contrato de compra e venda ou prestação de serviço, conversas com a empresa reclamada, números de pedidos, protocolos de atendimento, anúncios publicitários e termos de garantia. É essencial portar um documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento oficial com CPF) e comprovante de residência, uma vez que o atendimento é exclusivo para moradores de Betim. Caso a reclamação seja feita por um representante, este deve apresentar uma procuração, disponível para retirada presencialmente em um dos guichês de atendimento do Procon.
Fonte: www.betim.mg.gov.br