Participantes da Prova Nacional Docente (PND) 2025, realizada no último domingo (26), devem aguardar até esta terça-feira (28) para ter acesso aos gabaritos preliminares das questões objetivas e ao padrão de resposta da questão discursiva. Os documentos serão disponibilizados no do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Candidatos que discordarem do gabarito poderão interpor recurso contra a resposta preliminar através da página virtual do Sistema PND. O prazo para contestação se inicia nesta terça-feira (28) e se encerra às 23h59 de quarta-feira (29). Os recursos deverão seguir as determinações do edital da PND 2025, apresentando consistência, objetividade e fundamentação adequada.
No recurso contra a correção da questão discursiva, a identificação do participante será vedada, sob pena de indeferimento automático. Os resultados dos recursos contra a correção da questão objetiva serão disponibilizados no Sistema PND, acompanhados das justificativas individualizadas de deferimento ou indeferimento apresentadas pela banca corretora.
A prova de formação geral incluiu 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas relevantes à formação de professores. A parte específica continha 50 questões de múltipla escolha, focadas no conteúdo e habilidades de cada licenciatura. A questão discursiva da prova tratou do idadismo como um desafio social e educacional no Brasil.
A PND é obrigatória para concluintes de cursos de licenciatura em 2025 e para professores que desejam utilizar a nota do exame em processos seletivos de docentes realizados por estados e municípios.
O cronograma da PND 2025 prevê:
10 de novembro: resultado do recurso da versão preliminar e do padrão de resposta;
11 de novembro: divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva;
25 de novembro: divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva;
25 e 26 de novembro: recurso da correção da resposta da questão discursiva;
10 de dezembro: divulgação do resultado final da PND 2025.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br