A Petrobras anunciou um marco significativo em sua produção, atingindo a média de 3,14 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed) no terceiro trimestre de 2025, englobando óleo, líquidos de gás natural (LGN) e gás natural. Este volume representa um aumento de 7,6% em relação ao segundo trimestre deste ano e um salto de 16,9% se comparado ao terceiro trimestre de 2024.
O aumento expressivo na produção é creditado, principalmente, à performance da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo e Gás (FPSO) Almirante Tamandaré, operando em sua capacidade máxima no campo de Búzios. A estatal também destacou a ampliação da capacidade produtiva do FPSO Marechal Duque de Caxias, localizado no campo de Mero, como um fator determinante.
Outros FPSOs também contribuíram para o resultado positivo, incluindo o Maria Quitéria, no campo de Jubarte; Anita Garibaldi e Anna Nery, nos campos de Marlim e Voador; e Alexandre de Gusmão, no campo de Mero, que apresentaram crescimento gradual na produção.
A companhia também apontou a redução de perdas decorrentes de paradas e manutenções, juntamente com o aumento da eficiência operacional nas Bacias de Campos e Santos, como elementos importantes para o incremento da produção. Segundo a Petrobras, a eficiência alcançada nos primeiros nove meses do ano superou em aproximadamente 3% o desempenho de 2024, incluindo melhorias em campos com produção relevante, como Tupi e Búzios.
Ainda no trimestre, a Petrobras iniciou a operação de 11 novos poços produtores, com sete localizados na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br