PUBLICIDADE

Itamaraty Celebra Acordo Israel-Hamas e Pede Paz Duradoura

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou-se nesta quinta-feira sobre o acordo estabelecido entre Israel e o Hamas para um novo cessar-fogo na Faixa de Gaza, território palestino. O Itamaraty reconheceu o papel dos Estados Unidos e a mediação do Catar, Egito e Turquia nas negociações.

A nota emitida pelo ministério destaca que o acordo, caso seja implementado, deverá interromper os ataques israelenses contra Gaza, que resultaram em mais de 67 mil mortes, incluindo um grande número de mulheres e crianças. Além disso, espera-se que o acordo ponha fim ao deslocamento forçado de quase dois milhões de moradores e à devastação da infraestrutura civil do território.

A proposta de paz em discussão inclui a libertação de todos os reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. O acordo também prevê a entrada de ajuda humanitária, a retirada das tropas israelenses e o estabelecimento de condições para a reconstrução imediata de Gaza, com apoio da comunidade internacional.

O governo brasileiro expressou sua satisfação com o anúncio, ressaltando a dimensão humanitária do acordo, que deverá proporcionar “alívio efetivo para a população civil”.

O Brasil exorta as partes a cumprirem integralmente os termos acordados e a se envolverem em negociações para a retirada completa das forças israelenses de Gaza. O país também defende o início do processo de reconstrução da Faixa, sob coordenação palestina, e a restauração da unidade político-geográfica da Palestina sob seu legítimo governo.

A declaração reforça a crença do governo brasileiro de que “uma paz justa, estável e duradoura no Oriente Médio passa pela implementação da solução de dois Estados”.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE