PUBLICIDADE

Ídolo do Tênis de Mesa Brasileiro, Biriba Morre Aos 80 Anos em São Paulo

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, pioneiro do tênis de mesa no Brasil, faleceu na última quinta-feira, aos 80 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo, com encerramento previsto para as 14h desta sexta-feira.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e o Palmeiras, clube que ele representou como atleta e do qual era associado, confirmaram a morte. A causa não foi divulgada.

Nascido em São Paulo, em 26 de junho de 1945, Biriba já demonstrava talento desde cedo. Aos 11 anos, sagrou-se campeão sul-americano de tênis de mesa, competindo na categoria adulta. Aos 13 anos, em 1958, ele surpreendeu ao derrotar os campeões mundiais japoneses Tanaka Toshiaki e Ogimura Ichiro, em partidas amistosas realizadas no Ginásio do Ibirapuera.

Na época, o feito o alçou ao reconhecimento nacional, dividindo a capa do A Gazeta Esportiva com Pelé e Maria Esther Bueno, sendo nomeados como “o triângulo de ouro dos esportes brasileiros”.

Em 1961, aos 15 anos, Biriba alcançou as oitavas de final do Mundial, na China, eliminando o campeão Rong Guotan. O feito rendeu-lhe um telegrama do então presidente Jânio Quadros. Por muitos anos, essa foi a melhor campanha de um brasileiro na competição, igualada somente em 1987.

Aos 21 anos, Biriba afastou-se do esporte de alto rendimento devido à falta de apoio. Graduou-se em economia e trabalhou na Secretaria da Fazenda por 50 anos.

Mesmo fora das competições, Biriba manteve seu reconhecimento. A Butterfly, empresa japonesa do ramo, criou uma raquete com seu nome, que ele conheceu durante uma visita a Tóquio, em 1996.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE