Atenção, estudantes! Falta apenas um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em 1.804 municípios brasileiros.
Os participantes devem ficar atentos, pois o local de prova de cada um será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que estará disponível na internet em data a ser divulgada pelo Inep.
O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, com duração de 5 horas e 30 minutos, serão avaliadas as áreas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além da redação.
O segundo dia de provas, com 5 horas de duração, será dedicado à avaliação de matemática, química, física e biologia.
Para auxiliar na preparação para a redação, o Inep publicou a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”. A redação do Enem vale de 0 a 1 mil pontos. A publicação traz informações sobre os critérios de avaliação e exemplos comentados de redações que obtiveram notas altas na edição anterior.
O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2025, o Enem volta a ser uma opção para quem busca o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do Enem como critério de seleção. Os resultados também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep.
Atenção especial para os moradores de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará): a aplicação do Enem 2025 nesses municípios será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br