Um aumento alarmante de casos de coqueluche entre crianças pequenas no Brasil acende um sinal de alerta. Dados recentes revelam um crescimento superior a 1200% nas notificações da doença em menores de 5 anos. Em 2024, ao menos 2.152 casos foram registrados, superando a soma dos cinco anos anteriores, tornando as crianças pequenas as mais vulneráveis.
A gravidade da situação se reflete no número de internações e óbitos. Ao menos 665 crianças necessitaram de hospitalização em decorrência da coqueluche e 14 faleceram, ultrapassando o total de dez mortes registradas entre 2019 e 2023. Embora os registros até agosto deste ano indiquem uma ligeira melhora, com 1.148 casos e 577 internações, os números permanecem em patamares elevados.
A coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é uma infecção respiratória prevenível por meio da vacinação. O esquema vacinal infantil prevê três doses da vacina pentavalente aos 2, 4 e 6 meses de idade. A imunização de gestantes com a vacina DTPa em todas as gestações é crucial para proteger os recém-nascidos.
Os dados apontam que mais da metade dos casos de 2023 ocorreu em crianças menores de 1 ano, grupo que também representou mais de 80% das internações. Apesar de mais de 90% dos bebês e 86% das gestantes terem recebido os imunizantes contra a coqueluche no ano passado, a meta de cobertura de 95% ainda não foi alcançada. Crianças mais velhas e adultos não vacinados também podem contrair e transmitir a doença, embora ela atinja os pequenos de forma mais grave.
A quantidade de casos de 2024 se aproxima da de 2015, quando foram registrados mais de 2.300 casos entre crianças com menos de cinco anos. A partir de 2016, os casos começaram a cair e o último ano com mais de 1 mil registros havia sido em 2019.
O cenário não se restringe ao Brasil. Nove países das Américas notificaram mais de 18 mil casos e 128 mortes por coqueluche em todas as idades nos primeiros sete meses de 2025. A vacinação de gestantes é fundamental para proteger o bebê nos primeiros meses de vida.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br