Uma ação conjunta entre órgãos de fiscalização e a Prefeitura de Contagem intensificou o combate à produção e comercialização de bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas na cidade. As operações visam proteger a saúde da população, prevenindo os riscos associados ao consumo de produtos sem procedência, fora das normas sanitárias ou impróprios para o consumo. Além de coibir as irregularidades, as fiscalizações têm como objetivo orientar os comerciantes sobre a importância de cumprir a legislação vigente.
Coordenada pela Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Procon, com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais e da Guarda Civil de Contagem, a iniciativa integra uma força-tarefa permanente focada na proteção da saúde pública e na defesa do consumidor. O objetivo é reforçar o compromisso com a segurança alimentar e fortalecer o comércio legal e responsável no município.
Em uma das operações, realizada em uma distribuidora no bairro Água Branca, foram apreendidos 161 litros de cachaça sem rotulagem e sem comprovação de origem, posteriormente descartados. O estabelecimento foi autuado pelas infrações constatadas. Em outra ação, uma fábrica clandestina de cachaça foi interditada no bairro Alvorada. No local, constatou-se a produção da bebida em condições sanitárias precárias, com a utilização de aditivos e substâncias impróprias para consumo, como serragem e corantes de origem duvidosa. Foram apreendidos cerca de 900 litros de cachaça, tonéis de armazenamento foram lacrados e rótulos e embalagens utilizados para a fabricação irregular foram recolhidos.
Em outra inspeção, realizada em uma adega também localizada no bairro Água Branca, não foram encontradas irregularidades na procedência das bebidas comercializadas, mas refrigerantes com prazo de validade expirado foram descartados, totalizando aproximadamente 50 litros. Autos de infração foram emitidos.
A população pode denunciar atividades suspeitas através dos canais oficiais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, como o E-Fisc, ou pela Ouvidoria Municipal através do WhatsApp, telefone ou e-mail. As ações de fiscalização seguem em todas as regiões da cidade.
Fonte: portal.contagem.mg.gov.br