PUBLICIDADE

CNU 2025: 760 Mil Candidatos Enfrentam o “Enem dos Concursos” Neste Domingo

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Neste domingo, 760 mil candidatos se preparam para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que oferta um total de 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos da administração pública federal. A maratona de provas, apelidada de “Enem dos Concursos”, exige atenção redobrada aos horários, locais de prova e itens permitidos e proibidos.

As provas serão aplicadas em 1.294 locais, distribuídos em 228 cidades. Para evitar imprevistos, os organizadores do CNU recomendam que os candidatos consultem o cartão de confirmação, disponível no oficial do concurso, e calculem o tempo de deslocamento até o local da prova, antecipando possíveis dificuldades no trânsito. O cartão de confirmação contém o endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações sobre atendimento especializado ou uso de nome social, se solicitado.

Os portões serão fechados às 12h30, seguindo o horário oficial de Brasília, 30 minutos antes do início das provas, marcado para as 13h, tanto para os cargos de nível superior quanto para os de nível intermediário. A apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória. Documentos digitais são aceitos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais (e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital) com login GOV.BR. Prints, PDFs, fotos ou cópias não serão aceitos.

Além do documento de identificação, os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente. Embora não seja obrigatório, recomenda-se levar o cartão de confirmação impresso para facilitar a localização da sala de prova. É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.

Aparelhos eletrônicos como celulares, relógios, fones e tablets são estritamente proibidos e deverão ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual. Óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e alimentos em embalagens não transparentes também estão na lista de itens proibidos.

O resultado das provas objetivas e a convocação para a prova discursiva estão previstos para 12 de novembro. A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, seguida pela verificação de cotas, de 30 de novembro a 8 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista para 30 de janeiro de 2026.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE