O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante” nesta sexta-feira (3). O material detalha os critérios de avaliação da prova de redação e apresenta exemplos comentados de textos que alcançaram notas elevadas no Enem 2024.
A redação do Enem, aplicada no primeiro dia de provas, em 9 de novembro, tem peso significativo, com uma pontuação que varia de 0 a 1000. A cartilha destaca que o tema da redação abordará questões de ordem social, científica, cultural ou política. Os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo, defendendo um ponto de vista com argumentos coerentes e propondo uma intervenção social que respeite os direitos humanos. Propostas que incitem violência ou contenham referências racistas serão automaticamente zeradas.
A avaliação da redação considerará cinco competências essenciais: domínio da norma culta da língua portuguesa; aplicação de conhecimentos de diversas áreas; organização de informações e argumentos; uso de mecanismos linguísticos para a argumentação; e elaboração de uma proposta de intervenção.
Atenção: apenas as redações transcritas para a folha oficial serão corrigidas. Cada texto será avaliado por dois corretores independentes, com formação em letras ou linguística. Cada competência recebe uma nota de 0 a 200 pontos, totalizando até 1000 pontos por avaliador. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos dois avaliadores.
Em 2026, após a divulgação dos resultados, prevista para janeiro, os participantes terão acesso à vista da prova de redação, exclusivamente para fins pedagógicos.
A cartilha também enumera os critérios que levam à nota zero, incluindo fuga ao tema, ausência de texto, texto insuficiente, uso predominante de língua estrangeira, identificação do candidato na folha, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Para auxiliar os candidatos, o Inep selecionou e comentou redações de estudantes de todo o país que obtiveram bons resultados no Enem 2024, destacando a pertinência do repertório sociocultural, a coerência argumentativa e a consistência das propostas de solução.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país. Uma exceção acontece nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em virtude da realização da COP30. Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para o exame.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br