Navios de cruzeiro, que servirão como acomodação durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, já estão ancorados em Belém. As embarcações foram recebidas com a garantia de que o transporte até o local do evento será rápido e seguro.
O ministro da Casa Civil acompanhou a chegada dos navios e detalhou o plano de deslocamento. Ônibus oficiais da conferência farão o transporte contínuo e gratuito do porto até o Parque da Cidade de Belém. O trajeto, com cerca de 20 km, está estimado em menos de 30 minutos, utilizando faixas exclusivas do BRT e a nova ponte de acesso rápido.
Segundo o ministro, a construção do porto é essencial para o turismo e para o recebimento de grandes navios de carga, representando um importante legado da COP30 para a infraestrutura portuária e o desenvolvimento socioeconômico da região. O porto posiciona Belém e o Pará na rota do turismo náutico.
O Porto de Outeiro, localizado na Região Metropolitana de Belém, passou por uma revitalização completa, transformando-se em um terminal moderno capaz de receber navios de cruzeiro de grande porte. As obras incluem macrodrenagem, saneamento, abastecimento de água, infraestrutura portuária e viária e BRT. O governo federal investiu R$ 6 bilhões no Pará e em Belém para a realização da COP.
As obras na cidade geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, integrando um conjunto de ações do governo federal para modernizar a infraestrutura de transportes da região amazônica.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br