O presidente Lula marcará presença na abertura do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, na Itália, na próxima segunda-feira (13). O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Após a abertura do Fórum, o presidente participará de uma reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O conselho é composto por ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.
O encontro, que será co-presidido por Brasil e Espanha, será realizado em formato híbrido e tem como objetivo avaliar o progresso da Aliança desde sua criação, em 2024. A edição de 2025 será dedicada a atividades comemorativas e ao reconhecimento de práticas bem-sucedidas em segurança alimentar e agricultura sustentável.
A Aliança Global contra a Fome foi estabelecida por iniciativa da presidência brasileira no G20, com o objetivo de apoiar e acelerar os esforços globais para erradicar a fome, a pobreza e reduzir as desigualdades em todo o mundo.
O convite para que o presidente Lula participasse do Fórum foi feito pelo diretor-geral da FAO, em julho. Na ocasião, o presidente brasileiro foi informado de que o Brasil havia saído do Mapa da Fome.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br